segunda-feira, 20 de agosto de 2007
One love
O Reggae foi desenvolvido na Jamaica. Original da década de 60, divide-se em dois subgêneros, o “roots reggae” (o reggae original) e o “dancehall reggae”, que é originário da década de 70. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
O nome reggae surgiu por causa do som que faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O mesmo acontece com o ska, o nome é derivado do som que é reproduzido na guitarra.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo pra isso, um modo de alertar e incentivar o povo á se mobilizar contra seus problemas. Em alguns casos é citada a cannabis, considerada erva sagrada devido aos seus efeitos alucinógenos e relaxantes. Porém, não á apologia ao uso da maconha. Nesse caso, a música fala sobre a legalização da erva e os benefícios que isso poderia trazer á sociedade, segundo a visão Rastafari.
Muitas pessoas por não conhecer a história do reggae rotulam como música de maconheiro, drogado, normal né? Acontece nas melhores famílias, não só no reggae, muitos estilos são motivos para preconceito e as pessoas sem conhecer fazem um pré julgamento que normalmente é vago pois se parar para analisar e pedir explicações sobre a teoria que ela tem em mente com certeza não sairam mais de 10 palavras concretas serão só "pré"-conceitos. Outra hora entro nesse assunto. Por hoje fico por aqui...
Um grande abraço
Para fechar no ritmo, Positive Vibration
Postagem ao som de Tribo de Jah - Natural Mystic
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Evolução
Enfim, aos poucos vamos percebendo que estamos mais velhos, e aqueles momentos que na época eram apenas uma rotína são apenas lembranças. Lembra que cada aniversário era uma festa, não com bolo, salgados e músicas mas sempre pensando que estava ficando mais velho e que cada vez mais perto da tão importante "maioridade". Ihhh, hoje sinto muitas saudades daqueles tempos que o futebol era diário, acordava e já saia para brincar, o colégio era sempre uma diversão, problemas? não existiam, as paixões eram encantadoras, não que hoje não seja, mas quando somos adolescentes não vemos maldade em nada. Os tempos mudam, vamos crescendo e descobrindo que a vida não é um moranguinho, que a infância já passou, os amigos não são os mesmos, os antigos ainda existem, aqueles, os verdadeiros, que infelizmente o mundo afasta eles de você e quando existe um reencontro sempre alguem toca no assunto "passado" e ele vem à tona e se torna outro momento inesquecível e ao final desse reencontro cada um volta para sua rotina tentando conquistar espaço na profissão que escolheu. Os demais mesmo com a distância estão sempre na torcida pelo mérito do amigo. São grandes momentos que foram vividos e não devem ser esquecidos, deixo aqui minhas sinceras palavras e uma dica, quando tiver um tempinho pegue suas fotos da infância, reencontre seus velhos amigos, relembre os bons tempos, sempre é bom... pois é, tais ficando velho né? Levanta a cabeça e corre atrás dos teus objetivos "GUERREIRO" hehe
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
15 de agosto, dia do fotógrafo
A vida é repleta de momentos únicos e se não fosse a camêra como iamos registrar? Existe outra forma de parar a imagem e ficar com ela de recordação? A fotógrafia é encantadora.
Não vou me estender pois não pretendia postar, acabei entrando no blog pois fiquei sabendo que hoje era o dia do fotografo e como um amante da fotografia não podia deixar essa data passar em branco. Enfim, deixo aqui meus sinceros cumprimentos aos fotógrafos, independente do nível, todos merecem um "PARABÉNS"
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Caminhando e cantando
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
A arte de escrever com a luz
Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.
A palavra deriva das palavras gregas φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, significando "desenhar com luz" ou "representação por meio de linhas", "desenhar".
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo.
Quase simultaneamente, William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. Hippolyte Bayard também desenvolveu um método de fotografia, mas demorou para anunciar e não foi mais reconhecido como seu inventor.
O daguerreotipo tornou-se mais popular pois atendeu à demanda por retratos exigida da classe média durante a Revolução Industrial. Esta demanda, que não podia ser suprida em volume nem em custo pela pintura a óleo, deve ter dado o impulso para o desenvolvimento da fotografia. Nenhuma das técnicas envolvidas (a câmara escura e a fotosensibilidade de sais de prata) era descoberta do século XIX. A câmara escura era usada por artistas no século XVI, como ajuda para esboçar pinturas, e a fotossensibilidade de uma solução de nitrato de prata foi observada por Johann Schultze em 1724.
Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Fox Talbot. A fotografia tornou-se para o mercado em massa em 1901 com a introdução da câmera Brownie-Kodak e, em especial, com a industrialização da produção e revelação do filme. Muito pouco foi alterado nos princípios desde então, além de o filme colorido tornar-se padrão, o foco automático e a exposição automática. A gravação digital de imagens está crescentemente dominante, pois sensores eletrônicos ficam cada vez mais sensíveis e capazes de prover definição em comparação com métodos químicos.
Para o fotógrafo amante da fotografia em preto e branco, pouco mudou desde a introdução da câmera Leica de filme de 35mm em 1925.
O nascimento: A fotografia nasceu em preto e branco, ou melhor, preto sobre o branco, no inicio do século XIX Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo, aproximadamente na década de 1830, até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica, e diminuição dos custos. Os filmes atuais hoje têm uma grande gama de tonalidade, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso as fotos feitas com filmes PB são superiores ás fotos coloridas convertidas em PB. As fotografias preto e branco se destacam pela riqueza de passagens de tons; a fotografia colorida, entretanto, não capta apropriadamente as nuances sutis de mudanças tonais. Podemos afirmar, desta forma, que a fotografia preto e branco é mais apropriada para a captura de meios tons. Na P&B se aproveita a luz e a sombra para fazer efeitos que as deixam bem mais lindas, tanto que existem pessoas que fotografam apenas preto e branco mesmo com o advento do equipamento digital. Desta forma é algo precipitado o debate que coloca em cheque os processos químicos preto e branco frente à tecnologia digital.
A coloração: A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade deste século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha (total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX). A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.
O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.
A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. A último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de fotoimpressão automático.
A evolução: Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROMs.
A fotografia tradicional era um fardo considerável para os fotógrafos que trabalhavam em localidades distantes (como correspondentes de órgãos de imprensa) sem acesso às instalações de produção. Com o aumento da competição com a televisão, houve um aumento de pressão para transferir imagens aos jornais mais rapidamente.
Fotógrafos em localidades remotas carregariam um minilaboratório fotográfico com eles, e alguns meios de transmitir suas imagens pela linha telefônica. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Seu custo impediu o uso em fotojornalismo e em aplicações profissionais, mas a fotografia digital nasceu.
Em 10 anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e estão provavelmente substituindo gradualmente suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai e a qualidade da imagem melhora.
A Kodak anunciou em Janeiro de 2004 que não vai mais produzir câmeras reutilizáveis de 35 milímetros após o fim desse ano. Entretanto, a fotografia "líquida" vai durar, pois os amadores dedicados e artistas qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.
Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz num código electrónico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado num cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível tambem transferir os dados diretamente para uma impressora, gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.
Com a popularização da fotografia digital, surgiram sites na internet especializados em armazenar fotografias. Suas imagens podem ser vistas por qualquer pessoa do planeta. Elas ficam organizadas por pastas e podem ser separadas por assuntos a sua escolha.
Os Álbuns Virtuais podem ser usados com vários propósitos, veja abaixo alguns deles:
* Portfólio: Muito usado por fotógrafos amadores/profissionais para mostrar seu trabalho.
* Armazenamento: Quem não quer ocupar espaço no seu HD pode usar o álbum para armazenar suas fotografias.
* Negócios: Outros usam os álbuns para vender seus trabalhos fotográficos.
Enfim, fotógrafo é a pessoa que tira fotografia, usando uma câmera. É geralmente considerado um artista, pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual.
Por vezes, o adjectivo profissional é usado errôneamente na fotografia para valorizar uma determinada imagem fotográfica ou perícia de um autor. Na realidade, a qualidade da fotografia nem sempre está relacionada com o facto do seu autor ser ou não profissional. Muitos amadores realizam com regularidade imagens mais bem sucedidas que muitos profissionais.
Na realidade "profissional" refere-se apenas à profissão do autor, e não à qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo que um profissional pode realizar um trabalho mal feito, pode-se entender melhor, adiante no parte de "arte".
O adjectivo amador, quando atribuído a um fotógrafo, pode ter um significado muito vasto. Pessoas que apenas fotografam a sua família e vida, para uso pessoal, consideram-se fotógrafas amadores. Outros fotógrafos amadores chegam a publicar livros, realizar exposições e dedicam uma vida inteira ao estudo da fotografia.
Uma vez que na atualidade a fotografia serve um vasto campo de assuntos e objetivos, foram criadas especializações. O fotógrafo especializa-se para melhor dominar a técnica de um determinado tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a foto reportagem (de eventos sociais), moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio).
A formação em fotografia numa escola de arte pode realizar-se através de um curso de fotografia ou de várias disciplinas de fotografia integradas em cursos de arte, design, pintura, multimédia, cinema, jornalismo e etc. Normalmente estes cursos estão orientados para o exercício da fotografia enquanto arte.
Numa escola profissional, a formação em fotografia está mais orientada para o exercício da fotografia enquanto profissão comercial.
Resolvi postar sobre fotógrafia pois acredito que em breve muitas coisas que irei escrever aqui serão interligadas com fotos, baterei a foto e falarei sobre a imagem, farei uma ligação com o matérial.
Ultimamente tenho lido muito sobre fotografia e descobri um mundo no qual não imagina, é fascinante, já estou juntando dinheiro para comprar uma camêra profissional, então "vamo trabalha"...
Aguardem, assim que possível estarei postando crônicas, irei bater a foto e escrever sobre a mesma... em breve hehe
«Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.»
(Henri Cartier-Bresson)
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Futebol arte virtual
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Rotina
Enfim, como prometido aqui estou começando meu blog, após o prefácio, meu objetivo é postar diariamente, hoje irei colocar um filme para download, aos poucos vocês irão conhecendo meu blog e o contéudo que será postado, espero que gostem.
Acredito que irei começar com pé direito, o 1° filme para baixar é "Simpsons O FILME".
A família mais engraçada e festejada dos desenhos animados norte-americados que já completa a 17ª temporada na TV americana, está ganhando pela primeira vez uma aventura em longa metragem.
Links: Bagongo
Sendspace
Depositfiles
Dúvidas? Escolha um dos links acima e baixe o filme, após efetuar o download basta ter apenas alguns codecs para rodar, pois legenda e vídeo estão juntos no filme (rmvb), é bem simples mas se houver dúvidas em relação ao download ou para rodar deixe um comentário com a dúvida que assim que possível responderei com o maior prazer...
Por enquanto é só, um grande abraço!
sábado, 4 de agosto de 2007
Prefácio
Vamos ao que interessa, são 03 horas da manhã do dia 5 de agosto e aqui estou, diante do computador redigindo palavras que de repente nem serão lidas, mas a tentativa é livre... Prometo que apartir de segunda-feira esse blog será atualizado diariamente e se possível mais de uma vez ao dia. Aguardem... Estou rapidamente de passada pois resolvi poucos minutos atrás criar este blog e assim que der já farei mudanças nele. Um grande abraço!